Qual a hora certa pra se dedicar à identidade visual?

Se você já visitou a minha página de sobre já deve estar por dentro de como as coisas aqui no Glam Graphix surgiram.

 
Eu comecei a vender templates e temas pra WordPress lá no Etsy com meu inglês ainda cambaleando. Agora vou adicionar alguns outros detalhes sórdidos dessa história só pra contextualizar esse post:

 

  1. Eu não era super boa em web design na época.
  2. Eu mudei meu negócio (e minha especialidade) de web design pra identidade visual no meio do caminho. Sem desativar a loja.
  3. Eu me ferrei várias vezes por não estar decidida com as informações que iria repassar para as pessoas com as quais eu trabalhava no começo.

 
Pensando nisso, eu queria deixar bem claro que por passar por essas poucas eu boas, eu não acho que todo negócio deve investir logo de cara numa identidade visual. A não ser, é claro, que você já tenha resolvido todas outras meia dúzias de detalhes que vêm antes disso.

 
Eu mudei muito a meu esquema de cores, tipografia e logo no meio do caminho e conforme fui angariando conhecimento sobre as pessoas que procuravam meus serviços. Também tive que resolver minhas políticas de uso e meu gerenciamento.

 
E é isso: a identidade visual pode te auxiliar em milhares de coisas, mas de nada vai adiantar começar a definir a identidade por um componente complementar dela. Então – Carla, sua sabixona – fala aí quando eu devo optar por trabalhar com identidade visual no meu negócio?

 
Lesgo.

 
Qual a hora certa pra se dedicar à identidade visual? / Identidade de Marca / Dicas

 

Quando você precisa se divulgar pessoalmente.

Uma das coisas que me fez adquirir um cartão de visitas o mais rápido possível foi perceber que dificilmente as pessoas gravam palavras e nomes.

 
Então imagina ir num evento ou feira sem o famigerado? 

 
Apesar de ser uma forma de divulgação bem old school, o cartão de visitas e até mesmo o flyer faz parte da vida de qualquer empreendedor.

 

Quando você tem MUITAS informações para repassar as pessoas com quem trabalha.

Não tem nada mais terrível do que ler regras, guias, ou termos de uso sem hierarquia de informações. Fica extremamente maçante para as outras pessoas. Então, se você tem um processo complexo de trabalho, é ótimo investir numa identidade visual que valorize e explique os documentos que você utiliza.

 

Quando você sente que seus gráficos não traduzem seu trabalho perfeitamente.

Dependendo da área com a qual você trabalha, pode não ter nada mais incomodo e que causa aquele tique do que ter gráficos que ainda não tem muito a ver com a forma que você que ser posicionar.

 
Se esse é um incomodo seu e se você acha que afeta as primeiras e últimas impressões, é hora de investir em identidade visual.

 

Quando você já investiu em um logo mas não está satisfeito.

Isso acontece e muito. Não só porque a gente fica com uma coceira atrás da orelha que diz que o logo não ta rolando ou porque simplesmente já enjoamos dele faz um tempo.

 

Quando você trabalha com qualquer tipo de embalagem.

É fato que um produto bem embalado passa a imagem de dedicação ainda mais em negócios pequenos. E não importa se você mesmo escolheu os elementos dessa embalagem ou se você mesmo esta montando.

 
 Mas fazer algo fofinho ou que se relaciona com o cliente que encomendou já faz uma mega diferença.

 

Quando você já conhece muito bem os elementos que quer utilizar na sua identidade visual, mas não sabe como montar o “quebra-cabeças”. Ou não tem tempo.

Já tive o prazer de atender pessoas decidídissimas mas que ainda não tem conhecimento técnico, pra poder colocar os elementos que colheram em prática. Então se você é desses que sabe que não vai rolar fazer tudo no estilo faça-você-mesmo, essa é a hora de delegar o trabalho a outra pessoa.

 
Curtiu o post e decidiu que é a hora de dar um up na identidade da sua marca? Se inscreva na Newsletter alí do lado e baixe o guia com os primeiros passos pra definir e organizar uma identidade visual.

Carla

Designer e ilustradora de São Paulo/SP compartilhando um pouco da minha jornada. Com uma apaixonite por cinema, gatos e as coisas glitterosas da vida.

No Comments Yet

Comente Aqui

Seu email não será publicado.



Projetos de Identidade Visual / Design de Logos / Identidade de Marca

Get the glamour:
carla@
glamgraphix.com

SEG-SAB
DAS 11:00 ÁS 19:00

Acreditamos: “Ninguém tem a sua essência e esse é seu super-poder.”

Save

Save

Save

Save