Planner financeiro: rumo á organização

Andei pensando muito em postar sobre organização aqui porque pra ser honesta até mês passado meus gastos e boletos estavam descontrolados.

 
Isso nunca foi meu forte, mas chega uma hora que é necessário né?

 
Nem tudo são flores nesse mundo empreendedor e acho legal compartilhar meus pontos fracos também. Afinal não nasci pronta, baby.

 
Pesquisei alguns planners financeiros e até fiz o download de alguns, mas acabei chegando a conclusão que eu precisava de mais espaço pra anotações, observações e rabiscos. Abri o InDesign e fiz um pra mim mesmo, com mais de uma página como estava matutando.

 
É bem básico – pra que complicar? – mas se você é dos rabiscos que nem eu pode fazer o download no final do post.
Planner financeiro: rumo á organização / Download de planner financeiro / Organização financeira

 

Como eu uso o planner financeiro.

Não tem segredo nenhum, mas a minha maior dica é: nunca deixar pra anotar os gastos depois.

 
Gastou? Anotou.

 
É dica de mãe, de tia, de vó, mas nunca sai de tendência. A gente acaba esquecendo pequenas coisas se não retomar esse hábito e quando vai ver aquele boom…

 
O pouco virou muito.

 
Outra coisa é saber encarar o saldo inicial que muitas vezes é baixo (aquela bad quando não sobra muita coisa, quem nunca?), mas definir isso é também se manter realista. E você pode usar isso de guia pra estipular os valores dos seus produtos e seus objetivos pro mês seguinte.

 
Também acho legal estipular seus limites pra gastos variáveis. Eu sempre gasto alguma coisa com “matéria-prima” (texturas, fontes, pincéis), porém pra não cair na tentação de aproveitar descontões eu sempre anoto algo do tipo ‘não preciso mais de texturas esse mês’.

 
Isso também possibilita que você intercale e priorize suas ferramentas de trabalho ou produção posteriormente.

 
E por último: esse planner é um .pdf interativo então você pode abrir com um leitor de .pdf (hello, Adobe Reader) e clicar nos campos pra preencher se não quiser gastar muito papel. Só não esquece de salvar – de preferência com outro nome de arquivo – depois que terminar.

Comentários

Deixe um comentário

Seu endereço de email não vai ser publicado.