Ferramentas digitais para pequenas empresas

Produtividade pra mim não é sobre produzir um monte de coisa e rapidamente, mas sim sobre aproveitamento de tempo.

 
Pra quem trabalha sozinho ou quase sozinho e tem que lidar com mil rolês ao mesmo tempo – divulgação, conteúdo, fotografia, design e outros – isso é muito importante.

 
Um dia desses estava testando uma ferramenta digital pra fazer timeline pra projetos e fiquei perdida porque parecia mais algo pra complicar do que facilitar e obviamente não queremos isso nessa vida corrida.

 
A melhor sensação é quando algo facilita minha vida que nem percebo que estou usando e acabo abrindo aleatoriamente por algum motivo x, y, ou z. Hoje vou falar alguma das ferramentas digitais que ganharam esse espaço na minha vida.

 
Ferramentas digitais para pequenas empresas

 

Trello (Gratuito)

O Trello é como se fosse um Pinterest mas sem o aspecto visual. Na verdade ele é bem mais genérico e “privado”.

 
Sim, você consegue criar painéis.

 
A diferença é que esses paíneis podem ter subseções, onde você pode colocar anotações e imagens. Você pode colocar quantas subseções quiser e até usar como planner diário ou semanal.

 
Exemplo: no meu painel semanal eu tenho duas subseções a primeira chamada “pra fazer” e a outra chamada “feito”. Assim que termino uma tarefa anotada na primeira seção eu arrasto ela pra segunda. Tcha-rã.

 

HotJar (Pago / Disponibiliza dias para teste)

HotJar já é antiguinho porém só descobri ele recentemente. É uma espécie de Google Analytics que grava – sim, você leu isso certo – os movimentos dos visitantes da página.

 
E sim, eu achei isso exageradamente bizarro também da primeira vez que apertei o play de uma das gravações.

 
(O coração até para quando você que alguém parou pra ler seu conteúdo.)

 
Mas vale lembrar que ele não dá informações do visitante assim como o Analytics. Ele é uma ferramenta pra medir a acessibilidade de cada elemento dentro do site e o caminho mais comum que os visitantes fazem nele.

 
Sabendo disso você pode aprimorar algumas coisas dentro da página.

 

Eu acredito que pra empreendedores individuais – meu caso – não vale a pena, mas se você já gerencia um E-Commerce por exemplo, pode ser uma boa.

 

Tailwind (Pago / Disponibiliza dias para teste)

O Tailwind APP é uma ferramenta direcionada a usuários do Pinterest. Como todos os aplicativos citados aqui ele tem algumas limitações na versão gratuita.

 
O que eu mais curto no Tailwind é poder participar das tribos, que nada mais são que grupos segmentados onde você pode postar seu conteúdo pra ser repostado.

 
E o fato de ser organizado por nichos faz com que você atinja muito mais fácil pessoas que estão a fim de compartilhar exatamente o tipo de conteúdo que você posta no Pinterest.

 

Linktree (Gratuito / Disponibilidade de planos pagos)

O Linktree é um aplicativo pra Instagram que permite que você crie uma espécie de “mini site” linkando para outros sites.

 
Ele funciona bem pra redirecionar o visitante pra outras redes sociais, e-commerce, e te dá a oportunidade de explorar mais a seção de URL do Instagram adicionando mais de um post ou vídeo recente.

 

Muzli (Gratuito)

O Muzli é o amor-app da minha vida. Ele é um mix de site/extensão do Chrome que colhe conteúdo, infográficos, e trabalhos relacionados a design e arte. Tem uma curadoria do Dribbble, Behance, Colossal tudo no mesmo lugar. Pra quem não tem tempo de entrar em cada sitezinho pra ver as atualizações é uma mão na roda.

 

PinGroupie (Gratuito)

Outra ferramenta pro Pinterest e de quebra gratuita. Se você ainda não sabia, existem alguns painéis do Pinterest que são feitos por grupos, o que permite um alcance muito maior do seu conteúdo.

 
A gente sabe muito bem o quanto é dificil se divulgar quando estamos começando do zero. E, infelizmente a maioria dos empreendedores não tem tempo de ficar procurando esses paíneis.

 
O PinGroupie lista todos esses paíneis em grupo e você pode pesquisar eles por categorias.

 

Search Console (Gratuito)

Se eu pudesse definir o Search Console, seria como a sem stress do Google Analytics. Ele é um pouco mais dificil de instalar mas é a ferramenta que mais me ajuda a medir o que tá funcionando e o que não está dentro de um site.

 
A parte que eu mais gosto do Search Console é que ele basicamente lista todas as palavras-chave que os visitantes pesquisam e que acaba direcionando eles do Google pro seu site.

 
E se o seu site estiver com algum erro relacionado ao Google ele também manda notificações pra que você possa solucionar o mais rápido possível. Esses errinhos geralmente ocorrem em sites com hospedagem própria, então se você só tem um blog não precisa se preocupar tanto com isso.

 
A maioria dessas ferramentas ainda não são populares no Brasil, mas vale lembrar que elas podem sim te auxiliar na divulgação dependendo do tipo de conteúdo e imagem que você posta. O Tailwind por exemplo, não tem só tribos relacionadas a conteúdo e marketing, mas também sobre beleza, moda, acessórios e artesanato. O negócio é fuçar, fuçar e testar pra ver o que rola ou não.

Carla

Designer e ilustradora de São Paulo/SP compartilhando um pouco da minha jornada. Com uma apaixonite por cinema, gatos e as coisas glitterosas da vida.

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